262011
18
Olá Pequeno Gafanhoto.
Estou aqui com mais um post “nerd recreativo”. Programação de Jogos ! Aêêêê…
Antigamente já tinha postado uma lista de engines em que você poderia criar jogos 2D com muita facilidade, desde um simples “joguinho” de luta há um grande game de aventura repleto de ação e princesas raptadas. Agora chegou a hora de você subir mais um nível e criar jogos 3D!
Antigamente já tinha postado uma lista de engines em que você poderia criar jogos 2D com muita facilidade, desde um simples “joguinho” de luta há um grande game de aventura repleto de ação e princesas raptadas. Agora chegou a hora de você subir mais um nível e criar jogos 3D!
E O QUE É PRECISO PRA COMEÇAR A CRIAR ?
Você tem saber modelagem 3D. Sim, é preciso saber modelagem, algumas engines já vem com editor próprio para isso, mas você poderá criar seus personagens e ambientes em um editor externo, como o 3D Studio Max (recomendo, poderei até fazer uns tutoriais mais adiante), Blender ou outro que você sentir mais simpatia. Se não souber modelar, não se desespere. Crie um grupo de amigos e divida as funções, um programa, outro modela… zás, zás e zás.
HUM… PROSSIGA…
Então, com tudo prontos na mão, um projeto na mente, programas de modelagem… é hora de despertar sua imaginação e escolher a engine certa para começar o seu jogo. Ai vai a lista tão esperada.
Yes… foi liberada a engine daquele jogo tão amado por fãs de todo mundo. A Epic Games decidiu liberar para quem deseja se aventurar no mundo de desenvolvimento 3D. Ela traz uma plataforma completa: Animação fácil, Cenários destrutíveis, programação de partículas, Inteligência Artificial mais aprimorada, Codificador de Vídeo… entre outros benefícios.
Essa engine com um nome bem estranho (KODU???) precisa de requerimentos mais específicos para instalar em seu computador, é necessário então você ter o XNA Framework e o .NET Framework 3.5 instalados em seu PC. A interface do KODU foi feita para que iniciantes possam interagir e desenvolver de uma maneira mais fácil.
Uma ótima ferramenta para programação de jogos 3D. Não tem uma interface muito amigável… mas se você não se incomoda com isso poderá aproveitar toda a potência da engine. Ela tem sua própria linguagem, mas você poderá também utilizar C/C++ (se tem alguma noção em alguma linguagem, como BASIC ou Delphi, não terá problemas em aprender C++).
Muito utilizado pelos gamers brasileiros, é muito conhecida e utilizada, principalmente pela sua robustez e facilidade de criação. Utiliza a linguagem Python (muito fácil de programar, parece com Ruby) como uma forma de auxiliar e desenvolver seu jogo.
A toda poderosa Havoc Engine. Utilizada em muitos jogos como Assassin’s Creed, Bioshock, Conan, Guitar Hero III. Uma das principais características dela é sua física realistica. Combinando as ferramentas Havok Physics com Havok Animation. Pense como é fácil (tsc…tsc… se você souber como programar é claro) criar reações entre personagens.